sábado, 22 de novembro de 2008

GRATIDÃO


"Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre" - Salmo 30.12
Leitura Devocional: Salmo 116.1-19; Lc. 17.11; I Ts. 5.12-22


Sejam os nossos atos um constante louvor a Deus. "Em tudo dai graças" (I Ts. 5.18). É ordem divina. "Esta é a vontade de Deus". Dar graças é fator de santificação na vida dos crentes. Sejamos constantemente agradecidos a Deus, pois que esta é sua vontade para conosco e de que tão frequentemente nos esquecemos.


Um dos defeitos que a sociedade recrimina no indivíduo é a ingratidão. Essa recriminação não ocorre somente porque os homens gostam de receber agradecimentos, mas, muito mais, porque uma atitude ingrata fere e magoa profundamente. A ingratidão daquele que recebeu apoio, cooperação e auxílio, é sempre motivo de tristeza e amargor.


Entre os homens a gratidão é condicionada a atos bondosos, delicados, benévolos ou outros quaisquer, praticados por algúem em benefício de outrem. A gratidão a Deus, segundo o mandamento bíblico, é diferente: "Em tudo dai graças". Não é gratidão apenas pela saúde, pela família, pela pátria, pelos bens materiais, pelos dotes físicos e intelectuais, pelas bênçãos espirituais. E também gratidão nos momentos de tristeza, na depressão, na carência de recursos, na enfermidade, na dor, nos desenganos, na hora de incompreensão humana. EM TUDO


Este sentido dá gratidão devida a Deus em todas as circunstâncias. Está presente e bem explicado na afirmação do apóstolo Paulo, quando proclama que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm. 8.28).


É fácil ao homem entrever as bênçãos na tristeza e aflições? Não é fácil à mente dedutica e lógica do homem, dotada por Deus de raciocínio inteligente, encontrar motivos de gratidão, quando ele apenas pode contemplar o avesso da tecedura, a parte interior de um céu cheio de nuvens. O bordado não faz sentido e o céu está todo negro e, mesmo lembrando que do outro lado há um belo desenho e que além de um firmamento escuro existe sempre o resplendor das estrelas.


"Não há mau tempo; o que há são diferentes qualidades de tempo bom". Ventos adversos podem levá-lo para frente, se você souber manejar o velame. "No dicionário de Deus não encontramos a palavra dificuldade", disse um missionário, porque as dificuldades podem tornar-se portas.

Nenhum comentário: