sábado, 29 de novembro de 2008

COMUNHÃO - ORAÇÃO


"Está alguém entre vós aflito? Faça oração" - Tg 5.13

O grupo-Igreja - que vive unido e lutando por uma causa comum, promove, na pessoa de seus membros a "Comunhão dos santos", tão bem motivada na recomendação de Tiago. Orar uns pelos outros é ordem bíblica.

Orar, não criticar - A crítica tanto pode construir como destruir. Se temos dúvidas como usá-la para construir, é melhor que não a usemos, a fim de não corrermos o risco de prejudicar a vida espiritual do nosso irmão. Nessa incerteza usemos o recurso bíblico - FAÇAMOS ORAÇÃO.

Orar, não desprezar - Somos, vez por outra, muito personalistas e desprezamos com tremenda facilidade irmãos que não pensam como nós, ou que estão em declínio espiritual. Jesus nunca desprezou, e jamis desprezará o mais vil pecador. Quando Pedro o negou na presença de uma criada foi alvo do seu olhar de ternura e cheio de compaixão. Se não possuímos capacidade espiritual para imitarmos o Divino Mestre, usemos o recurso bíblico - FAÇAMOS ORAÇÃO.

Orar, não acusar - Há tempo atrás fomos, com alguns irmãos, assistir a um júri em um Tribunal. Ficamos apavorados com a acusação que dois advogados lançavam, injustamente, a uma terceira pessoa.

Acusar, desde o princípio, constituiu uma preciosa e perigosa do diabo, que a usou com extraordinária habilidade na vida do primeiro casal, na experiência de Jó e no ministério de Jesus. Em Apocalipse 12.10 nós lemos: "Pois foi expulso o ACUSADOR de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite". Se não podemos concordar com a conduta de nosso irmão, não lancemos mão da arma do diabo; usemos o recurso bíblico - FAÇAMOS ORAÇÃO.

Orar, não difamar - Não sei por que somos leviamos em difamar. Lançamos mão dessa técnica usada pelos infiéis, procurando desacreditar outros elementos do nosso grupo para chegarmos ao pedestal da projeção. Davi, no Salmo 15.3, avisa que ninguém que DIFAMA com a sua língua subirá ao "Santo Monte de Deus". Se não pudermos usar nossa língua para apreciar o próximo, usemos o recurso bíblico - FAÇAMOS ORAÇÃO.

Somos uma família, cujos membros se interessam uns pelos outros, procurando uma vivência fraterna e de camaradagem paa que a luz do evangelho brilhe em nós a tal ponto que os homens vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está no céu. Procuremos com humildade o recurso bíblico que Deus deixou à nossa disposição, para os momentos de aflição - A ORAÇÃO.


João Arantes Costa

Orar: pelas Igrejas e seus departamentos. Pela Confederação, Federação e Uniões.

Nenhum comentário: