quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PR. GERSON E MARILIA NO SENEGAL

Amados irmãos em Cristo e participantes conosco na obra missionária, graça e paz.


Hoje é terça-feira, dia 16 de fevereiro. Chegamos ontem à noite da nossa última viagem aos villages (aldeias), e queremos compartilhar alguns motivos de oração para que estejam conosco diante do Pai Celeste.

Antes, porém, gostaria de compartilhar com vocês algumas lições bíblicas tiradas na minha meditação nesta manhã, em 1 Reis 18.41-46:

1. Elias disse a Acabe: “Já se ouve ruído de abundante chuva” (vs. 41) – isto é fé, “a certeza de coisas que se esperam, a conviccão de fatos que se não vêem”. Vivemos pela fé.

2. Elias manda o seu assistente olhar para o lado do mar e este lhe responde: “Não há nada” (vs. 43) – Visão humana da situação; Se formos pela nossa visão humana, podemos desanimar.

3. Elias o mandou olhar “sete vezes” (vs.43) – perseverança. É necessário seguir em frente, mesmo que talvez não vejamos nenhum resultado, nenhum fruto aparente do nosso trabalho.

4. No vs. 44 estão registradas as palavras do rapaz, ao olhar pela sétima vez: “Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem” – sinal de Deus; Deus nos envia sinais da Sua vontade, e isto deve nos animar, mesmo que seja um “pequeno” sinal.

5. Então, Elias disse para Acabe: “Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha” - Ações de fé (mesmo sem ter ainda a chuva). O que Deus manda fazer, devemos obedecer, mesmo que possa parecer até mesmo absurdo.

6. Que frase bonita no vs. 45: “grande chuva” – a concretização da promessa. Lembra-me o hino, “a fé contemplada” - “Deus promete grandes coisas conceder, a qualquer que peça crendo que há de obter...”.

Bem, é isso! Vamos firmes, então, com a graça de Deus, Amém?

Chegamos em Thioffior no sábado. À noite, passamos o Filme Jesus e houve pregação da Palavra através do obreiro local, João Noel (Wali é o nome Serere dele). Abrindo um parêntese, há algum tempo, colocaram-me um nome serere – “Samba”. Fiquei sabendo que significa “corajoso” – Amém, né? Na Marilia colocaram “Binta”. Não sabemos o significado ainda. Bem, retornando ao sábado, houve cerca de 200 pessoas presentes na projeção do filme. No domingo à noite, passamos em outra aldeia também com a pregação da Palavra e oração depois pelas pessoas. Cerca de 250 pessoas estiveram presentes. Nesta aldeia nunca antes tinha sido passado o Filme, é um privilégio poder pregar a Palavra. Louvado seja o Senhor!!!

CONHECENDO UM POUCO MAIS THIOFFIOR: É uma aldeia que se encontra a cerca de 20km da cidade de Kaolack. Esta cidade fica a 192km de Dakar. Thioffior possui uma população de cerca de 2.000 pessoas, e muitas outras pequenas aldeias em redor, com milhares e milhares de vidas carentes da salvação e libertação, que só Cristo pode dar.

Motivos de Oração que queremos compartilhar com vocês:

Gratidão:

- Pelos livramentos que Deus tem nos dado: Na semana passada, o carro ficou alguns dias na oficina, fazendo reparos (devagar, vamos arrumando o nosso “burrão”, como é carinhosamente chamado o nosso “animal de carga”). Bem, depois que saímos da oficina, cerca de dois quilômetros, todos os parafusos da roda traseira lado esquerdo tinham se soltado, porque o auxiliar do mecânico esqueceu de apertar. A Marilia estava dirigindo. Graças a Deus, que era o momento da saída dos alunos da Escola, e tinha um grande congestionamento. Então, a roda somente soltou e não chegou a tombar, mas ficou totalmente sem parafusos. O carro ficou no meio da rua, e fui buscar o mecânico, que pediu mil desculpas. Nós louvamos ao Senhor por este grande livramento. Imaginem se a roda tivesse caído quando a Marilia estivesse em uma pista com maior velocidade? Misericórdia!!!

Bem, fomos para Mbour. Quando eu estava dirigindo o carro, o parafuso da direção na roda dianteira lado esquerdo se soltou, e a roda ficou totalmente livre, sem controle. Graças a Deus, o carro estava em uma velocidade de cerca de 15 km/h, e não houve nenhum problema, era uma estrada de chão perto da aldeia. Mais um livramento, Louvado seja o Senhor!!!

Há muitos outros livramentos que poderíamos citar: de doenças, do poder das trevas, etc. O que podemos dizer é: “Grandes coisas tem feito o Senhor por nós, por isso estamos alegres!”.

- Pelas vidas alcançadas pela Palavra neste final de semana: cerca de 500 pessoas muçulmanas animistas. Foi uma grande “porta aberta” para a proclamação da Palavra de salvação (2 Co 2.12).

- Pela provisão do Senhor para as viagens, pelo grupo de irmãos e igrejas que tem estado conosco neste trabalho.



Intercessão:

- Para que o Senhor faça frutificar a Palavra nos corações dos que a ouviram. Deus se utiliza das nossas orações para o cumprimento dos Seus planos;

- O João Noel pediu oração pelo Sr. Jean Saar – um ancião da aldeia, ao qual ele tem evangelizado – que o Senhor se revele a ele;

- pelo trabalho chamado “Clube das crianças” que acontece todo sábado em Thioffior – cerca de 200 crianças são alcançadas através de brincadeiras, cânticos e história bíblica. Um dos anciãos da aldeia, há alguns dias atrás, falou para o João Noel: Nós, os velhos, não podemos deixar as nossas crenças, porque estamos presos. Nós sabemos que o que você fala é a verdade, mas não podemos aceitar por causa da nossa situação [envolvimento com os espíritos]. Mas as crianças não, quero encorajar você a continuar falando para elas, para que elas tenham uma vida diferente da nossa”. Irmãos, isto me tocou muito – o senhor idoso sabe que está no caminho errado, mas não tem forças para sair. E ele, mesmo sendo muçulmano animista, encoraja o trabalho com as crianças, para que elas tenham oportunidade de ouvir sobre a salvação em Jesus Cristo. Precisamos orar por aquele homem, pelo João Noel que prega para ele, e pelas crianças, para que elas verdadeiramente sejam alcançadas e possam ter a “vida abundante”, em Cristo.

- Pelo Dominique, irmão do Bonifácio (aproveitando, graças a Deus, o Bonifácio continua crescendo no conhecimento da Palavra). Bem, o Dominique foi preso por alguma situação que não entendi bem, depois de algum tempo foi solto, e tem procurado o Bonifácio para conhecer mais sobre a nova vida dele. Vamos orar pelo Bonifácio, para que seja instrumento de Deus na vida do Dominique, e pelo Dominique, para que Deus também esteja agindo nele, salvando a sua vida e de sua família.

- O João Noel tem passado por batalhas, dentre elas, problemas constantes de saúde da esposa Angelique, e a influência da família (muçulmana animista) na educação dos três filhos dele. Orem conosco pelo João Noel – para que o Senhor o fortaleça e o conduza nas decisões na questão dos filhos. Ele tem pensado em se mudar para uma casa onde ele possa ter maior privacidade – ele, a esposa, e os três filhos. Bem, só para vocês entenderem melhor, sabem como é a família africana, né? Questão do clã – quando menos se espera, estão outros membros da família morando juntos, e o líder da casa assumindo as despesas, e a vida se torna bem comunitária... Esta é a situação do João Noel no momento.

- Próximas ações de saúde (atendimentos de enfermagem e odontológicos):

- Semana próxima – no Projeto da Vildene, para meninos talibês e de rua;

- De 05 a 15 de março em Gabu, Guiné-Bissau (onde atuam os missionários Rogério e Fabiana, e Lucimar). Esta será uma viagem desafiadora – cerca de 1.500km ida e volta. Vamos orar pela provisão e proteção do Senhor. Estaremos indo em uma equipe de 05 pessoas.

Orem conosco por estes trabalhos, para que muitas vidas sejam abençoadas e que Deus se utilize destas atividades para que o Seu amor venha a ser conhecido.



Um abraço senegalês a todos.

Em Cristo,

Gerson e Marilia.

Nenhum comentário: