sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Ministério Cristão


Rev. Cleverson Gilvan

Quando o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de éfeso, falando-lhes sobre os dons espirituais, deixou claro que essa dotação visa o crescimento e o amadurecimento da igreja. Assim, na medida em que Deus nos comunica dons de serviço ele nos prepara para o exercício da mordomia cristã, onde atendemos o irmão e reciprocamente somos atendidos por ele. Contudo, para muitas pessoas “servir” sempre foi um fardo desagradável de se levar, especialmente por vivermos numa sociedade de consumo, onde somos acostumados a receber e não a doar.
 Essa situação tem nos levado a refletir sobre a essência do ministério cristão e a nossa designação, por parte de Jesus, como servos de Deus. Deste modo, devemos entender o ministério como:

1) Uma oportunidade de glorificar a Deus na assistência ao próximo: Uma das declarações mais claras do apóstolo Paulo acerca das nossas atitudes é registrada em Coríntios, onde ele diz: 1 Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”. Essa declaração é ratificada por nosso catecismo que diz que fomos criados para glorificar a Deus (Breve Catecismo, pergunta 1). Deste modo, quando exercemos o nosso ministério na igreja, antes de qualquer outra coisa, estamos prestando um culto a Deus. Tudo é consagrado a ele, nossa vida, nossos dons, nossos talentos e até mesmo os nossos bens. E, muito embora, o objeto do nosso socorro seja o próximo, o objetivo da nossa ação é agradar ao Senhor que nos chamou.

Mas o nosso ministério também deve ser visto como …

2) Uma forma de conformarmos nossa vida ao exemplo encontrado em Cristo: Paulo também ensinou que devemos viver a vida imitando a Cristo (1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.). Quando entregamos nossa vida ao serviço do reino estamos procurando fazer exatamente o que Jesus faria se estivesse em nosso lugar. Desta maneira, entendemos que agradamos a Deus, pois sabemos que em todas as coisas nosso Senhor Jesus o agradou. Pode parecer enfadonho, burocrático e até rotineiro para alguns, mas certamente será prazeroso cumprir um ministério que nos tornará cada vez mais parecidos com nosso Mestre.

E, em último lugar, entendemos que nosso ministério é também …

3) Uma estratégia de desenvolvimento da igreja: O reino de Deus tem um crescimento misterioso. Onde a Palavra tem sido semeada, vidas vem sendo transformadas. Através do envolvimento de cada um, conforme o dom espiritual que recebeu, Deus vai promovendo o avanço da igreja. Na história da igreja primitiva, quando o Espírito foi derramado sobre os corações dos discípulos e estes se entregaram à obra de evangelização é dito que dia a dia o Senhor acrescentava os que iam sendo salvos (At. 2.47). Aqui, devemos lembrar que Deus é o Senhor da obra, contudo ele resolveu comissionar a sua igreja, e isto inclui você e eu, como instrumentos para a realização deste ministério.

Deste modo, devemos considerar nossa participação nesse ministério. Tenho sido fiel aos propósitos de Deus para minha vida? Deus quer usá-lo, bem como a mim! Sejamos fiéis mordomos daquilo que, através dos dons espirituais, Deus nos confiou.

Nenhum comentário: