segunda-feira, 17 de maio de 2010

CAMPANHA DE ORAÇÃO PELOS MISSIONÁRIOS DA APMT - 2010

Fonte: http://gersonmarilia.blogspot.com/


Queremos convidar você e sua igreja a participarem da nossa Campanha de Oração 2010. Se você já tem participado ao longo dos últimos 10 anos, ótimo. Se ainda não teve a oportunidade, deixe-me explicar: é o tempo que os irmãos e irmãs das igrejas presbiterianas de todo o Brasil reservam para orar pelos missionários e missionários da APMT.

O tema deste ano é “O mundo aos pés da cruz”, que tem por base o versículo 20 do capítulo 1 da Epístola de Paulo aos Colossenses: “...havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.”
Pode parecer vago o pedido de orar por alguém. Por essa razão, permita-me oferecer algumas sugestões, que na verdade estão baseadas em situações bem reais que vivenciamos em nosso dia a dia:

- pelos responsáveis pela emissão de vistos, seja nas embaixadas em Brasília, seja nos consulados aqui em São Paulo ou em outras cidades. A burocracia e as minuciosas exigências de cada país tem sido um grande entrave para a ida e permanência de missionários. Tivemos casos de missionários que tiveram de deixar os campos em que atuavam por muitos anos, já dominando perfeitamente o idioma e com ministérios sólidos, por causa de novas leis referentes a emissão e renovação de vistos.

- pelos filhos em idade escolar. Já passamos por situações em que filhos de nossos missionários tiveram que lidar com 2 ou 3 idiomas simultaneamente e isso trouxe muita dificuldade no aprendizado e desgastes para a família. Noutros casos, professores gritam e agridem fisicamente as crianças (inclusive com tapas no rosto) porque a cultura e a lei do país permitem essas práticas.

- pela vida espiritual do missionário. Na maioria das vezes, os missionários são os líderes espirituais da comunidade, passando até 3 anos sem contato com outros pastores, sem poder ouvir um sermão em seu próprio idioma, sem ter para quem pedir um conselho num momento difícil.

- pela adaptação em outra cultura, com realidades muito diferentes do Brasil. Locais em que não há supermercados, farmácias, hospitais, telefone, Internet, energia elétrica, água encanada. Locais em que não há estradas, nem ônibus, nem aeroportos, nem taxis, nem ambulâncias. Locais em que as temperaturas chegam a mais de 40 graus abaixo de zero, ou a 50 graus acima. Locais em que não se acha um pacote de café, um litro de leite ou um simples pé de alface mesmo que haja dinheiro para comprar.

- pela segurança. Temos missionários que são vigiados pelas polícias locais, que são caluniados, maltratados, ameaçados de morte.

- pelo fortalecimento dos laços familiares: maridos, esposas e filhos, muitas vezes, só têm a si mesmos e precisam da Graça do Pai para lidar com conflitos, desgastes e outros problemas relacionais.

- pelo sustento material: muitos missionários enfrentam momentos de extremas dificuldades financeiras, as quais podem afetar o desenvolvimento do ministério. Muitas pessoas e igrejas deixam repentinamente de enviar suas ofertas, e as obrigações financeiras mensais dos missionários não cessam por causa disso.

- pelos missionários solteiros: que o Senhor aquiete seus corações e mostre claramente com quem, quando, onde e “se” deverão se casar.

- pela manifestação contínua da bondade de Deus: que os missionários, quer solteiros, quer casados, sejam constantemente renovados pelo Pai, animados, vivificados, que mantenham o foco em seus alvos e que retornem sempre ao Primeiro Amor.

- Obviamente, não nos omitamos de dar sempre graças: pelos homens e mulheres que estão há anos no campo mesmo em meio a adversidades; pelos recursos que chegam; pelos mais de 70 candidatos que estão se preparando; pelos incontáveis convites de que enviemos missionários para determinadas regiões do mundo; pelos novos campos que serão abertos em breve em Cuba, Panamá, Nepal e Albânia; pelo envolvimento contínuo de muitos irmãos, irmãs, igrejas locais, congregações, pastores e conselhos missionários; pelos frutos que o Senhor nos dá a colher, graciosamente, em nossos quase 30 países de atuação.

Bom, essas foram apenas algumas idéias e, é claro, você pode ampliá-las ainda mais. Neste momento, contamos com um quadro de 52 casais, ou seja, 104 missionários casados e 16 missionários solteiros. As suas orações e de sua igreja são muito bem-vindas, pelas quais nos regozijamos e louvamos a Deus.
Em favor dos eleitos ainda não alcançados pelo Evangelho,

Rev. Marcos Agripino
Executivo APMT
Missionário na Base

Nenhum comentário: