sexta-feira, 5 de junho de 2009

Alice no País das Maravilhas


Rev. Moacir Jordão de Almeida


Quando as disciplinas externas da vida perderem a sua eficácia, elas devem ser substituídas, por disciplinas internas. De outra maneira, a existência humana se evaporará, presa da mais completa futilidade.
Há uma passagem no conto "Alice no País das Maravilhas" que ilustra esta situação. Alice pergunta ao Ceolho: "Tu podes dizer-me para que direção devo ir?"
- "Isso depende do lugar para onde queres ir, responde o Coelho.
- Não me interessa o lugar, diz Alice.
- Então não interessa a direção, fala o Coelho.
Quando a vida carece de direção e de propósito, perde sentido. Muitos vivem segundo a corrente. E a corrente vai semrpe rio abaixo.
Estamos chegando àquela situação desordenada, quando cada um faz o que lhe parece bem a seus próprios olhos. O resultado será, como sempre foi, o caos.
Normas de conduta aceitas por longo tempo estão caindo, ante o embate de forças poderosa e, em algumas classes da sociedade, deixaram inteiramente de operar.
A verdadeira dignidade humana, o apanágio de uma verdadeira pessoa, é ter a capacidade de escolher e seguir os ideais e propósitos de vida.
"Vigiai com cuidado sobre vossa vida; que ela não seja a dos insensatos, mas dos sábios que aproveitam o tempo"... (Efésios 5.15).

Nenhum comentário: