terça-feira, 17 de março de 2009

OS DOIS LADOS DA PÁSCOA

( O CERTO E O ERRADO )
Phyllis Robinson e Evelyn Cook)

Uma lição em cartazes para ser ilustrada com silhuetas, destinada ao professor que está procurando um método diferente para tocar os corações das crianças com a mensagem da Páscoa.

Material Necessário:
9 retângulos de cartolina preta; 8 retângulos de cartolina branca; 1 retângulo de cartolina amarela (cada retângulo com cerca de 27 x 36 cm ou de acordo com o tamanho de sua classe).
Prepare o visual prendendo, com fita adesiva, os 8 retângulos de cartolina branca e o amarelo na extremidade direita. Em seguida, cole ou prenda com fita adesiva os 9 pedaços de cartolina preta no verso. Dobre em forma de sanfona, deixando todas as de cor branca de um lado e as de cor preta de outro.
Prepare as silhuetas da seguinte forma:
Recorte em papel branco, para colar nas folhas pretas: (1) Título: OS DOIS LADOS DA PÁSCOA; (2) Ovo de Páscoa; (3) Judas enforcado; (4) Cesta; (5) Coelho; (6) Flores; (7) Presente; (8) Pessoas (crianças e adultos); (9) Página preta, sem figura. Recorte em preto para colar nasfolhas brancas: (9) Jumentinho; (8) Pão e vinho; (7) Moedas de prata; (6) Pessoa ajoelhada; (5) Coroa de espinhos; (4) Cruz; (3) Túmulo aberto e anjo; (2) Pomba; (1) Figura para representar o céu. (O número entre parêntesis indica a página da folha preta, que aparecerá no verso).
Mostre o título e pergunte:
- Você sabia que há dois modos de se comemorar a Páscoa?
Desdobre uma página de cada vez. Discuta cada silhueta segundo a ênfase de nossa sociedade (ovos de páscoa, coelhos, presentes, etc.). Adapte de acordo com a faixa etária de sua classe.
- Todas as festas seculares deixam um grande vazio nas pessoas. (Mostre a página preta). Mas há o outro lado da Páscoa! Vamos começar a história com este jumentinho.
Continue a mensagem, utilizando as silhuetas que falam do verdadeiro significado da Páscoa. Termine falando do Céu (Pàgina Amarela).
Uma variação desta sugestão pode ser feita, dando-se atividades às crianças; elas podem preparar as figuras para um mural (colar ou desenhar figuras em tiras de papel, coladas na parede), ou decorar um quadro de avisos para a época da Pàscoa.






Nenhum comentário: