segunda-feira, 17 de maio de 2010

CAMPANHA DE ORAÇÃO PELOS MISSIONÁRIOS DA APMT - 2010

Fonte: http://gersonmarilia.blogspot.com/


Queremos convidar você e sua igreja a participarem da nossa Campanha de Oração 2010. Se você já tem participado ao longo dos últimos 10 anos, ótimo. Se ainda não teve a oportunidade, deixe-me explicar: é o tempo que os irmãos e irmãs das igrejas presbiterianas de todo o Brasil reservam para orar pelos missionários e missionários da APMT.

O tema deste ano é “O mundo aos pés da cruz”, que tem por base o versículo 20 do capítulo 1 da Epístola de Paulo aos Colossenses: “...havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.”
Pode parecer vago o pedido de orar por alguém. Por essa razão, permita-me oferecer algumas sugestões, que na verdade estão baseadas em situações bem reais que vivenciamos em nosso dia a dia:

- pelos responsáveis pela emissão de vistos, seja nas embaixadas em Brasília, seja nos consulados aqui em São Paulo ou em outras cidades. A burocracia e as minuciosas exigências de cada país tem sido um grande entrave para a ida e permanência de missionários. Tivemos casos de missionários que tiveram de deixar os campos em que atuavam por muitos anos, já dominando perfeitamente o idioma e com ministérios sólidos, por causa de novas leis referentes a emissão e renovação de vistos.

- pelos filhos em idade escolar. Já passamos por situações em que filhos de nossos missionários tiveram que lidar com 2 ou 3 idiomas simultaneamente e isso trouxe muita dificuldade no aprendizado e desgastes para a família. Noutros casos, professores gritam e agridem fisicamente as crianças (inclusive com tapas no rosto) porque a cultura e a lei do país permitem essas práticas.

- pela vida espiritual do missionário. Na maioria das vezes, os missionários são os líderes espirituais da comunidade, passando até 3 anos sem contato com outros pastores, sem poder ouvir um sermão em seu próprio idioma, sem ter para quem pedir um conselho num momento difícil.

- pela adaptação em outra cultura, com realidades muito diferentes do Brasil. Locais em que não há supermercados, farmácias, hospitais, telefone, Internet, energia elétrica, água encanada. Locais em que não há estradas, nem ônibus, nem aeroportos, nem taxis, nem ambulâncias. Locais em que as temperaturas chegam a mais de 40 graus abaixo de zero, ou a 50 graus acima. Locais em que não se acha um pacote de café, um litro de leite ou um simples pé de alface mesmo que haja dinheiro para comprar.

- pela segurança. Temos missionários que são vigiados pelas polícias locais, que são caluniados, maltratados, ameaçados de morte.

- pelo fortalecimento dos laços familiares: maridos, esposas e filhos, muitas vezes, só têm a si mesmos e precisam da Graça do Pai para lidar com conflitos, desgastes e outros problemas relacionais.

- pelo sustento material: muitos missionários enfrentam momentos de extremas dificuldades financeiras, as quais podem afetar o desenvolvimento do ministério. Muitas pessoas e igrejas deixam repentinamente de enviar suas ofertas, e as obrigações financeiras mensais dos missionários não cessam por causa disso.

- pelos missionários solteiros: que o Senhor aquiete seus corações e mostre claramente com quem, quando, onde e “se” deverão se casar.

- pela manifestação contínua da bondade de Deus: que os missionários, quer solteiros, quer casados, sejam constantemente renovados pelo Pai, animados, vivificados, que mantenham o foco em seus alvos e que retornem sempre ao Primeiro Amor.

- Obviamente, não nos omitamos de dar sempre graças: pelos homens e mulheres que estão há anos no campo mesmo em meio a adversidades; pelos recursos que chegam; pelos mais de 70 candidatos que estão se preparando; pelos incontáveis convites de que enviemos missionários para determinadas regiões do mundo; pelos novos campos que serão abertos em breve em Cuba, Panamá, Nepal e Albânia; pelo envolvimento contínuo de muitos irmãos, irmãs, igrejas locais, congregações, pastores e conselhos missionários; pelos frutos que o Senhor nos dá a colher, graciosamente, em nossos quase 30 países de atuação.

Bom, essas foram apenas algumas idéias e, é claro, você pode ampliá-las ainda mais. Neste momento, contamos com um quadro de 52 casais, ou seja, 104 missionários casados e 16 missionários solteiros. As suas orações e de sua igreja são muito bem-vindas, pelas quais nos regozijamos e louvamos a Deus.
Em favor dos eleitos ainda não alcançados pelo Evangelho,

Rev. Marcos Agripino
Executivo APMT
Missionário na Base

sábado, 15 de maio de 2010

DIA DO JOVEM PRESBITERIANO

Uma mensagem aos jovens da Igreja Presbiteriana de Patrocínio

Rev. Cleverson Gilvan


Você já deve ter passado pela experiência emocionante de assistir a um DVD da formatura de uma pessoa que você não conhece ou de um passeio que você não foi. Enquanto todos riem, contam detalhes, identificam pessoas e se divertem, você se vê limitado a dar algumas risadinhas para não ficar mal na história e manter alguns amigos. E esta é uma situação realmente desagradável. Aliás, a gente só se sente bem quando realmente faz parte da história.
A propósito, estamos comemorando o dia nacional do jovem presbiteriano. E daí?
Desde 1936 jovens de várias igrejas presbiterianas tem se reunido em sociedade para declararem seu amor por Jesus e servi-lo no auge de suas forças. Ao perceber isto, o Supremo Conílio de nossa igreja (em 1938) criou a Confederação Nacional de Mocidades e a nossa conhecida UMP. E, durante muitos anos, nossos pais cantaram com entusiasmo: “Somos jovens num mundo velho, a pregar novos ideais ...” Mas, o que esta história tem a ver com você hoje? Por quê comemorar este dia? Você sente, realmente, que algo especial está acontecendo nesta data?
Desde que Deus separou um povo para ser seu, jovens tem sido chamado pelo evangelho para compor os exércitos do Senhor. Há milhares perdidos por ai! Muitos estão envolvidos em drogas, prostituição e uma série de outros pecados. Portanto, longe de Jesus e sem esperança no mundo. Mas você não! Deus te chamou, Jesus te comprou e, no poder do seu Espírito, te designou para servir como jovem presbiteriano.
Portanto, há muito que comemorarmos neste dia! Nossa libertação, nossa salvação em Jesus, nossa esperança e nossa força, que em Cristo, tem sido capaz de vencer o mundo. Como ensinam as Escrituras nós não somos como os que retrocedem para a perdição, mas da fé para conservação da alma (Hb. 10.39).
Contudo, é preciso que cada um dos membros de nossa UMP se veja e se sinta como particularmente chamado por Jesus. Ele é o Senhor da nossa história pessoal. Aquele que dirige os nossos passos e nos chama para só andarmos ao seu lado.
Assim, se estas realidades estiverem gravadas em seu coração, esse dia não será um constrangimento, uma festa sem sentido ou um dia como aquele assistindo um DVD desinteressante.
Esse dia será especial quando você não esquecer que foi o Senhor quem te chamou para ser um Jovem Presbiteriano a serviço de Jesus! Sejam Felizes!!!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

DIA DAS MÃES - GRATIDÃO E RECONHECIMENTO

“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora, todas as gerações me considerarão bem aventurada...” Lc.46-48.

Hoje é o dia das mães. Ao olhar para esta figura humana, capaz de amar, entregar, doar-se completamente, expressamos a nossa gratidão a Deus por este dom especial. Ao olharmos para a Bíblia temos a história de muitas mulheres e suas experiências de serem mães... Dentre elas, existe uma história muito especial. Seu nome: Maria; o seu papel na história da salvação: a mãe do Filho de Deus, a mãe do Deus encarnado. Uma mulher que foi chamada para um ministério diferenciado. Quando lemos o texto do cântico de Maria, percebemos a sua alegria e gratidão a Deus pelo ministério especial que ela havia recebido. Mas ao lermos depois nas narrativas dos evangelhos, vamos encontrar algumas expressões até incômodas, como, por exemplo, em Caná da Galiléia onde, diante de uma necessidade e um pedido da sua mãe, Jesus responde: “mulher que tenho eu contigo?” Ou ainda, numa outra experiência em que vieram a Ele e disseram: “sua mãe e seus irmãos estão aí”, e sua resposta foi: “quem é minha mãe e quem são os meus irmãos senão aqueles que fazem a vontade de Deus?” Será que Jesus não valorizou sua mãe? Será que Deus não se agradou de Maria? Obviamente que não. Jesus amou sua mãe, Deus amou Maria e, como o evangelista João afirma, “amou até o fim”, com um amor incondicional. O que Jesus procurou foi demonstrar que mesmo sua mãe, bem como com seus irmãos, precisariam reconhecê-lo como Senhor e Salvador. É na cruz que Jesus demonstra definitivamente o amor por sua mãe, que estava lá aos seus pés, e ele diz a João e Maria, sua mãe: “Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe”. E diz a narrativa que João a tomou, levou para casa a partir daquele momento. Jesus amou sua mãe e cuidou dela, mesmo diante do seu sofrimento e morte. Neste dia das mães, somos gratos a Deus por este amor extraordinário que está no coração destas mulheres. Somos gratos a Deus pelo ventre que gerou, cuidou e educou uma criança, ou pelo amor solidário de uma mulher que é capaz de amar, mesmo sem ter gerado, através da adoção, da educação...

terça-feira, 4 de maio de 2010

RECOMEÇAR - ALINE BARROS

Pai, ta difícil manter o caminho

Tenho andado em meio a espinhos

Nem sempre é tão fácil acertar.


Pai, emoções descalçam os meus pés

Me roubando em meio a cordéis

Que me enlaçam em minhas fraquezas.


Pai, eu nem sei o que te falar

Mas, eu quero recomeçar

Me ajuda nesse instante.


Preciso da tua mão

Vem me levantar

Faz-me teu servo Senhor

Me livra do mal

Quero sentir o teu sangue curar-me

Agora meu Senhor, vem restaurar-me

domingo, 2 de maio de 2010

POSSO REPETIR A ORAÇÃO DO SENHOR?

Não posso dizer nosso, se vivo num compartimento
espiritual de onde nada sae e onde nada penetra:
se penso que no céu esta reservado um lugar especial
apenas para minha denominação.
Não posso dizer Pai, se não demonstro
diariamente minha relação de filho.
Não posso dizer que estás no céu, se estou tão
ocupado com a terra que não ajunto tesouros lá.
Não posso dizer Santificado seja o teu nome, se eu,
que sou chamado pelo seu nome, não sou snato.
Não posso dizer Seja feita a tua vontade, se estou discutindo
ressentido e desobediente à sua vontade para comigo.
Não posso dizer na terra como no céu, se não estou preparado
para dedicar minha vida aqui ao serviço seu.
Não posso dizer Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia se estou
vivendo na experiência do passado ou se
não faço muita questão de ter o que pedi.
Não posso dizer Perdoa-nos a nossas dívidas, assim como
nós também temos perdoado aos nossos devedores,
se guardo rancor contra alguém.
Nao posso dizer Nao nos deixes cair em tentação, se eu
deliberadamente me ponho a mim mesmo ou fico onde
provavelmente poderei ser tentado.
Não posso dizer Livra-nos do mal, se não estou preparado
para lutar no reino espiritual com a arma de oração.
Não posso dizer Teu é o reino, se não concedo ao rei
a obediência disciplinada de súdito fiel.
Não posso dizer Teu é o poder, se temo o que os homens me
possam fazer, ou o que os vizinhos possam penar de mim.
Não posso dizer Tua é a glória, se estou
procurando a minha própria glória.
Não posso dizer Para sempre, se meu horizonte
está limitado pelas coisas do tempo.
Não posso dizer Amém, se eu também não acrescendo !Custe
o que custar". Porque dizer esta oração honestamente,
equivale a consagrar tudo a Deus

M.W.Gass, B.A.
(Traduzido por Theodoro Emerique,
da revista "Revival", publicada em Allahabad, Índia).

sábado, 1 de maio de 2010

SER MÃE

Ofélia Carvalho de Aguiar Reis
SAF - 1ª IP de Lavras (1998)

Ser mãe e ter o desejo de ser.
Ser mãe é sentir o calor do filho nos braços.
Ser mãe e correr com o filho para o médico.
Ser mãe é sentir-se entristecida quando o filho esta doente.
Ser mãe é passar noites em claro quando for preciso.
Ser mãe é rir com o filho.
Ser mãe e chorar com o filho e chorar pelo filho.
Ser mãe é rolar na grama, no chao, na cama, com o filho.
Ser mãe é mostrar ao filho o caminho certo.
Ser mãe é percorrer este caminho com o filho.
Ser mãe é aproveitar as folgas para contar-lhe histórias.
Ser mãe é corrigir e elogiar o filho no momento certo.
Ser mãe é faze-lo conhecer a palavra a verdade - BÍBLIA.
Ser mãe é trabalhar para o crescimento espiritual do filho.
Ser mãe é orar com ele, por ele e para ele incessantemente.
Ser mãe é levá-lo à Escola Dominical todos os domingos.
Ser mãe é ensiná-lo direitos e deveres de um cidadão.
Ser mãe é colocá-lo na escola para que
ele aprenda a ler e escrever.
Ser mãe é mostrar ao filho que o mal se paga com o bem.
Ser mãe é incentivá-lo a ser um grande ser-humano.
Ser mãe é ensiná-lo a obedecer
aos mais velhos e às autoridades.
Ser mãe é mostrar ao filho o poder do Deus Poderoso.
Ser mãe é tolerar a rebeldia do filho com amor.
Ser mãe é dedicar parte de sua vida para o filho.
Ser mãe é ensinar ao filho o valor do trabalho.
Ser mãe é desejar todo o bem para o filho.