segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dia do Presbiterianismo Nacional


(12 de agosto)

O trabalho missionário presbiteriano no Brasil começou em 1859. Foi iniciado por Ashbel Green Simonton, um jovem de 26 anos, diplomado pelo Princeton College (hoje Princeton University) e pelo Seminário Teológico de Princeton. Ele chegou ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859. Por esta razão esta foi a data escolhida como o Dia do Presbiterianismo Nacional.
Nos primórdios de sua estadia no Brasil, não sabendo ainda falar o português, Simonton foi pastor para ingleses, escoceses, irlandeses e americanos, residentes em nosso país. Porém, já no dia 22 de abril de 1960, dirigiu o primeiro trabalho em português: uma Escola Dominical, com 5 pessoas : três crianças e duas moças. E, no dia 20 de janeiro de 1862, Simonton organizou a primeira Igreja - a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
Sua carreira como missionário e pastor foi entrecortada por grandes alegrias e muitas tristezas. Em pouco tempo chorava a morte de sua mãe. Logo depois alegrou-se ao casar com Helen Murdoch Simonton. No dia do nascimento de sua única filha, escreveu em seu diário: "a taça da minha felicidade está cheia", porém nove dias depois, morria sua esposa.
O sofrimento teve o efeito de impulsioná-lo com mais vigor ao trabalho missionário. Levou a mensagem do Evangelho para o interior do país. Organizou mais três Igrejas, criou o jornal "Imprensa Evangélica" (1864), organizou o primeiro Presbitério (o do Rio de janeiro - 1865), participou da ordenação do 1º pastor presbiteriano brasileiro (o ex-padre José Manuel da Conceição - 1865) e fundou o Seminário Primitivo (no Rio de Janeiro - 1867).
Aos 34 anos de idade morreu vitimado pela febre amarela. Seu mistério foi curto, mas profícuo.O trabalho de evangelização que iniciou, continuou, e muitas e muitas outras Igrejas foram organizadas em todo o Brasil. Louvamos a Deus pela vida de Simonton e pela existência e crescimento da nossa querida IPB.

(Extraído: http://www.saf.org.br/)

Nenhum comentário: